NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» EXPLICANDO O OCULTISMO PARTE 9
20th Novembro 2017, 9:42 am por Jahyr

» Tema: VIGILÂNCIA
18th Novembro 2017, 5:08 pm por Lourival soldado cristão

» EDVALDO OLIVEIRA ANDA MUITO AGITADO PARTE 2
17th Novembro 2017, 7:14 am por Jahyr

» EXPLICANDO O OCULTISMO PARTE 8
16th Novembro 2017, 11:00 am por Jahyr

» EXPLICANDO O OCULTISMO PARTE 7
16th Novembro 2017, 10:52 am por Jahyr

» EXPLICANDO O OCULTISMO PARTE 6
15th Novembro 2017, 4:15 pm por Jahyr

» EXPLICANDO O OCULTISMO PARTE 5
15th Novembro 2017, 4:04 pm por Jahyr

» EXPLICANDO O OCULTISMO PARTE 4
9th Novembro 2017, 7:42 pm por Jahyr

» EXPLICANDO O OCULTISMO PARTE 3
9th Novembro 2017, 7:38 pm por Jahyr

Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Quem está conectado
76 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 76 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th Agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Conectar-se

Esqueci minha senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4293 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de João Celso

Os nossos membros postaram um total de 30097 mensagens em 13026 assuntos

Significados do arado no ministério

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Significados do arado no ministério

Mensagem por Lourival soldado cristão em 11th Outubro 2014, 4:34 pm





 

 “E Jesus lhe disse: ninguém,
que lança mão do arado
e olha para trás, é apto
para o reino
de Deus”.


                                               Lucas 9: 62



O arado é um instrumento utilizado para lavrar os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e arejá-la, a fim de permitir o desenvolvimento das raízes das plantas. Preparar a terra para o plantio é uma das etapas indispensáveis do agricultor e antecede ao processo da semeadura e futura colheita.
Segundo a história, nossos antepassados não dispunham de recursos avançados para esse tipo de serviço. Na antiguidade, usavam galhos de árvores para afofar a terra e fazer sulcos (depressão deixada na terra onde os lavradores colocavam as sementes). Esta técnica é usada nos dias de hoje, porém com novas tecnologias.
O pastor é um discípulo. Seu chamado e vocação constituem-se em requisitos básicos para um pastorado de sucesso. Ninguém mais do que ele precisa estar certo de suas convicções e motivações ministeriais. Isto é preciso porque o ministério proporciona momentos de grandes desafios. 
A metodologia usada por Jesus em seus ensinamentos era diversificada. Para ensinar sobre o relacionamento do discípulo (neste caso o pastor) e discipulador (Jesus), ele lança mão de um recurso didático bem simples, o arado, para mostrar que a vida cristã (ministério) consiste em dedicação, amor, renúncia, decisão e coragem. 
Quando o texto o diz que “ninguém, que lança mão do arado e olha trás, é apto para o reino de dos céus”, passa-nos a ideia de que uma série de elementos é necessária para que o discípulo (pastor) desempenhe sua missão. Diante desta realidade bíblica, gostaria de, por ocasião do dia do pastor, refletir com os pastores da IPRB sobre alguns significados do “arado” no ministério.
 
 
Trabalho e comprometimento 

Comentando este texto, o Dr. Russell N. Champlin afirma que “aqueles que estão acostumados a arar a terra dizem que é impossível arar, fazendo uma linha reta, se o lavrador, de vez em quando, olha para trás.” Quer dizer, a tarefa de arar a terra requer uma atenção ininterrupta e redobrada do lavrador. Tornar-se um discípulo (pastor) ficará sem sentido algum, se isto não for levado a sério.
O pastor não é um profissional liberal, mas um homem de trabalho que emprega seu tempo na obra de Deus. Sua principal tarefa consiste em lavrar (trabalhar) a terra para a semeadura, pois seu trabalho (pastorado) precisa ser frutífero. Neste aspecto, sua responsabilidade é dupla, ou seja, o compromisso é considerado consigo mesmo e com o outro (a família, a igreja, a sociedade, etc.).
Lançar mão do arado e não olhar para trás fala de trabalho e atitude de comprometimento. O agricultor enfrenta as dificuldades do tempo (sol, calor, seca, chuva, etc.) para preparar a terra, porque necessita fazer a semeadura. Nesse caso, olhar para trás pode significar uma atitude de desprezo e descomprometimento.
 
Trabalho e perseverança
Arar a terra em “linha reta” requer empenho, paciência, atenção e cuidado redobrados, pois está sem jogo a recompensa (paga) de seu trabalho. O lavrador (pastor) tem consciência de sua missão e sabe que os desafios neste processo são constantes. Por isso, ser persistente em seu objetivo é o ponto-chave no preparo da terra, para receber a semeadura. 
Perseverança é um ingrediente importante no ministério ou em qualquer empreendimento. Frequentemente somos tentados a desistir de nossos projetos ou sonhos. Assim como o agricultor que, muitas vezes, ameaça abandonar a árdua tarefa de preparar a terra, devido ao sol causticante ou ao mau tempo, o pastor também é vítima de contratempos ministeriais. 
O apóstolo Paulo diz que a tribulação (desafios) produz perseverança na vida do cristão. Romanos 5: 3. Se assim é, Tiago tem razão ao afirmar que a prova de nossa fé produz este requisito importante na vida ministerial, 1: 3. Portanto, a atitude de lançar mão do arado e não olhar para trás é a prova da capacidade de persistir nos projetos e sonhos ministeriais.
 
Trabalho e visão
O agricultor precisa ser um homem de visão. Quem sonha tem de ter visão, ou seja, ver além das dificuldades. Quem tem visão daquilo que está fazendo não desiste nunca. Para o agricultor, a atitude de lavrar a terra para a semeadura tem tudo a ver com o futuro, pois ele tem como objetivo a semeadura, com vistas à colheita de seu trabalho. A princípio, seu trabalho e empenho são apenas sonhos, mas, no futuro, se transformarão em realidade. 
Não há dúvidas de que o fruto ou a colheita são sempre resultado de uma boa semeadura. A semeadura, por sua, vez, é a resposta de trabalho daquele que investiu tempo, esforço e dedicação. Alguém trabalhou com objetivos, olhou para a terra que estava sendo arada, com os olhos da fé e esperança (visão). Lançar mão do arado e olhar para trás fala de insegurança, incerteza, medo e, consequentemente, falta de visão.  
O pastor precisa olhar com os olhos de Deus. Josué e Calebe são exemplos de homens de visão. Enquanto os dez espias deram um relatório negativo da terra que foram espiar, dizendo que existiam gigantes invencíveis, estes dois servos (pastores) de Deus, sem ocultar as dificuldades, discursaram positivamente ao povo: “Subamos animosamente e possuamo-la em herança: porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. Josué 13: 30. Esta é a atitude de quem está na direção de Deus e tem convicção do seu chamado.


Conclusão 

O pastorado exige homens que tenham comprometimento com Deus. Homens que perseverem nos propósitos divinos e que tenham visão, coragem e motivação. Há quem diga que pessoas sem visão estão em perigo. Eu diria: Pastores sem visão estão em perigo! Portanto, caro obreiro, se Deus tem confiado a você o ministério, cumpra-o com amor, alegria e temor.
Além do mais, compartilhe sua visão, seus sonhos, seus projetos e desejos com seus liderados, para que tudo isto tenha dinamismo e efeito.

[size=10] [/size]
 



http://www.iprb.org.br/artigos/textos/art151_199/art188.htm
avatar
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11158
Pontos : 24614
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 59
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum