NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Quem está conectado
69 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 69 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th Agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Conectar-se

Esqueci minha senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4293 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de João Celso

Os nossos membros postaram um total de 30108 mensagens em 13032 assuntos

Aspectos do sermão de Pedro no Pentecostes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aspectos do sermão de Pedro no Pentecostes

Mensagem por Lourival soldado cristão em 28th Janeiro 2016, 9:21 pm







O primeiro sermão do apóstolo Pedro pregado em Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, dos versículos 14 a 47, possui aspectos que valem a pena ser destacados, pois são eles que deveriam fazer parte das nossas pregações – já que almejamos alcançar resultados de conversões e congregamento.
Antes de adentramos no tema propriamente dito, vamos nos situar nos fatos. Jesus, depois de ressuscitar, permaneceu com os apóstolos ainda por quarenta dias, antes de ser assunto (subir) aos céus. Nesse período em que esteve com seus discípulos, mandou-lhes que, antes de saírem a pregar o seu Evangelho, aguardassem descer do céu o Espírito Santo para lhes revestir do poder para tal.
No dia de Pentecostes – que acontecia cinquenta dias após a Páscoa, quando os judeus traziam a primícia das colheitas dos grãos para oferecer ao Senhor –, aconteceu a esperada descida do Espírito, que concedeu aos discípulos e irmãos, o dom de falar em outras línguas. Eles começaram a falar das grandezas de Deus, de modo que os judeus que habitavam pelo menos 14 outras nações do mundo os ouviam falar nos idiomas dos lugares de onde eles vieram. Eles questionaram, porque os que falavam eram todos galileus, que numa expressão dos nossos dias, seria o mesmo que dizer que eles eram “caipiras”, sem instrução, leigos.
Flavio Josefo, historiador Judeu, diz que na páscoa pelo menos três milhões de pessoas compareciam a Jerusalém e seu entorno para que, de maneira rotativa, pudessem oferecer suas ofertas de grãos. Em Jerusalém, de acordo com alguns dados das tradições judaicas, viviam pelo menos 55 mil pessoas. De qualquer modo, a cidade, no dia de pentecostes, ficava abarrotada de gente, de modo que, quando alguns viram aquele fenômeno extraordinário que estava acontecendo numa das casas, a informação logo se espalhou, a ponto de juntar uma multidão de gente no lugar.
Alguns começaram – dado a estranheza dos fatos – a questionar a causa daquele fenômeno. Pelo comportamento dos que receberam o Espírito Santo, diziam que eles poderiam estar bêbados. Nesse momento, Pedro, sentindo-se compelido a responder seus compatriotas a respeito da causa do fenômeno, pôs-se de pé, juntamente com os 11, e passou dar-lhes a explicação. A partir daí, no texto, dá-se inicio ao primeiro sermão de Pedro.
Para que o leitor possa entender melhor o que vai ser analisado, faz-se necessário – e, por gentileza – que seja lido o texto de Atos 2. 14 a 47.
[size=15]primeiro aspecto do sermão de Pedro destaca a necessidade de se explicar os fenômenos que a igreja vive, à luz das Escrituras Sagradas (bíblia). Nos versículos 14 e 15, Pedro diz que os que foram batizados não estavam embriagados, pois ainda era cedo para beber, conforme o costume judeu. E explicou que o que estavam vendo, nada mais era do que o cumprimento de uma das promessas do profeta Joel, quando disse que “nos últimos dias” Deus ia derramar do seu Espírito.

segundo aspecto do sermão de Pedro, diz respeito à incorporação profético-escatológica, no que se é dito. Pois ele se refere ao texto profético de Joel, nos versículos 17 a 21, sem omitir a questão escatológica implicada. Quando ele fala de sinais (cumprimento de profecias temporais, que são para a época do que recebeu a profecia e da do profeta) e prodígios (milagres), do derreamento pleno do Espírito, de sinais do fim dos tempos, ele estava revelando sua crença, e por isso a incorporação, em sua prédica, daquilo que é escatológico nas Sagradas Escrituras.
No terceiro aspecto Pedro introduz no sermão a mensagem cristocêntrica. Ele não parou só na defesa do que a igreja estava vivendo aquele dia, ele apresentou Jesus como “o varão aprovado por Deus” (versículo 22), e que havia feito muitos milagres dos quais eles mesmo sabiam, pois haviam visto ou ouvido à respeito.
quinto aspecto do sermão de Pedro é o enaltecimento da verdade cm destemor. E isto está bastante claro no versículo 23, quando ele diz que seus ouvintes haviam “entregado” Jesus para ser crucificado [injustamente].
No sexto aspecto, Pedro destaca que Jesus não possuía pecados, e que por isso (versículo 24), a morte não o pode aprisionar como faz os quem é pecador.
No sétimo aspecto, ele destaca ainda a profecia de Davi, quando disse que Deus, após a morte de Cristo, o tinha à sua direita nos céus. Ou seja, que Jesus, após ser morto, não encerrou sua missão quanto a nós, mas que ele está no céu intercedendo por nós. Ou seja, o ministério intercessor de Cristo ante ao Pai. (Romanos 8.34: “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”).
No oitavo aspecto, é destacada a experiência pratica e fé na ressurreição de Cristo, como eles (discípulos) tinham-no visto (versículos de 22 a 35). Os que ouviam a Pedro não haviam visto o Cristo ressurreto.
No nono aspecto é destacado que novamente que os ouvintes haviam entregado Jesus para ser crucificado, mas que ele havia ressuscitado, e que Deus fez dele Cristo (o ungido que cumpriu sua missão redentora – Lucas 4.18;João 19.30) e Senhor (proprietário –  João 6.37; 6.39).
Como agora meu horário ficou escasso, preciso dar uma pausa, mas retornarei num próximo post a dar continuidade no processo de destacar os aspectos existentes no corpo do sermão que o apostolo Pedro pregou no dia de pentecostes. Restaram por ser destacados mais alguns aspectos contidos dos versículos 37 a 47 de Atos 2, cuja epigrafe do texto destaca “as primeiras conversões”.
Faremos, no final desta séria de três partes, uma aplicação dos aspectos destacados, de maneira resumida para não cansar (muito) o leitor.
[/size]
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.


 




FACEBOOK
[url=https://twitter.com/share?url=https%3A%2F%2Fartigos.gospelprime.com.br%2Faspectos-do-sermao-de-pedro-no-pentecostes%2F%3Futm_source%3Dtwitter%26utm_medium%3Dshare-bar-desktop%26utm_campaign%3Dshare-bar&text=Aspectos do serm%C3%A3o de Pedro no Pentecostes][/url]

[url=https://twitter.com/share?url=https%3A%2F%2Fartigos.gospelprime.com.br%2Faspectos-do-sermao-de-pedro-no-pentecostes%2F%3Futm_source%3Dtwitter%26utm_medium%3Dshare-bar-desktop%26utm_campaign%3Dshare-bar&text=Aspectos do serm%C3%A3o de Pedro no Pentecostes]TWITTER[/url]


GOOGLE+


autor(a)



Fernando Pereira (+ artigos)


Jornalista e acadêmico dos cursos de História e de Teologia.
avatar
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11165
Pontos : 24633
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 60
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum