NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» O crente não peca?
Ontem à(s) 12:16 pm por Admin

» Um feliz domingo a todos na Paz de Deus.
Ontem à(s) 7:29 am por Paulino

» Filho Pródigo
24th Junho 2017, 9:59 am por Leo2017

» Um feliz sábado a todos na Paz de Deus.
24th Junho 2017, 7:11 am por Paulino

» Uma feliz sexta feira a todos na Paz de Deus.
23rd Junho 2017, 7:19 am por Paulino

» Uma feliz terça feira a todos na Paz de Deus.
20th Junho 2017, 7:27 am por Paulino

» Uma feliz segunda feira a todos na Paz de Deus.
19th Junho 2017, 7:05 am por Paulino

» Um feliz domingo a todos na Paz de Deus.
18th Junho 2017, 7:32 am por Paulino

» Um feliz sábado a todos na Paz de Deus.
17th Junho 2017, 7:37 am por Paulino

Junho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Quem está conectado
36 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 36 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th Agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Conectar-se

Esqueci minha senha

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Votação
Estatísticas
Temos 4246 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Alfonzo5

Os nossos membros postaram um total de 29602 mensagens em 12544 assuntos

Salmo 2 | A Supremacia de Cristo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Salmo 2 | A Supremacia de Cristo

Mensagem por Ricardo Mendes em 12th Outubro 2016, 4:26 pm

[size=48]Salmo 2 | A Supremacia de Cristo
Published by Leandro Peixoto on 11/10/2016[/size]
Salmo 2
1 Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? 2 Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem: 3 “Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!” 4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles. 5 Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo: 6 “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”. 7 Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.8 Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. 9 Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro”. 10 Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra. 11 Adorem o Senhor com temor; exultem com tremor. 12 Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!
O livro dos Salmos disseca e exibe todas as partes da alma humana. Ele revela o céu e o inferno dos nossos sentimentos e emoções, ajudando-nos a nos conhecer melhor de dentro para fora (na presença de Deus).
Os Salmos também oferecem parâmetros para a espiritualidade do povo de Deus, apresentando liturgia, hinos e músicas de louvor, orações, poesias, musicais, tratamentos pastorais e uma teologia das emoções. Mas, acima de tudo, como bem expressou Walter Brueggemann:
Os Salmos são úteis pois eles formam uma literatura genuinamente dialógica que expressa os dois lados da conversa da fé [o lado de Deus e o lado do homem na comunhão].
Precisamos, pois, dos Salmos, para nos conhecermos melhor; cantarmos e adorarmos apropriadamente, agirmos, vivermos e orarmos adequadamente, e também ouvir a Deus claramente, seja na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza.
Na semana passada vimos que os Salmos 1 e 2 compõem o prefácio do livro.
O Salmo 1 destaca a primazia da Palavra de Deus na vida do justo, enquanto o Salmo 2 descreve a supremacia de Cristo na história (sobre justos e injustos). Aprendemos com esses Salmos que a vida deve ter como fonte a Palavra e como foco o Cristo de Deus.
A SUPREMACIA DE CRISTO
O Salmo 2 não revela o nome do autor, mas a tradição da Igreja Primitiva atribuiu sua autoria a Davi (At 4.25-26) e o reconheceu como sendo o “Salmo segundo” (At 13.33). A reverência que se tinha a ele pode ser verificada no fato de esse ser o Salmo mais citado no Novo Testamento (no mínimo 18 vezes!). É um salmo de coroação.
Artur Weiser (“Os Salmos”, p. 75) nos informa que
Quando nos impérios do antigo Oriente morria o soberano, a agitação tomava conta de toda a região. Entre os povos subjugados reacendia-se o ímpeto da libertação, pois a mudança de soberano parecia aos vassalos a ocasião de romper os grilhões da servidão. Por isso muitas vezes a primeira e mais urgente tarefa do novo soberano, após sua ascensão ao trono, era sufocar a rebelião de príncipes e povos submetidos, para consolidar o poder do império.
Este quadro é o pano de fundo do nosso salmo, que parecer ter sido composto para a festa de coroação de Davi e usado no culto, enquanto filisteus e parte de Israel se opunham a ele (cf. 2Sm 5.17-25; 8.1-14; 10.1-19).
Além de ser um salmo de coroação, este é um salmo messiânico, referindo-se, profeticamente, a Jesus (Lc 24.27,44; At 4.24-25). O salmista, inspirado pelo Espírito, quer revelar que Deus triunfará em e através de seu Ungido – o Senhor Jesus Cristo.
O valor desse Salmo para nós reside na realidade de que o nosso Senhor Jesus (e com ele todos os seus justos e fiéis) triunfará, apesar de todo ódio, obstáculos e oposições. Quando formos desencorajados pelos obstáculos, amedrontados pelo ódio e intimidados pelas oposições, faremos sempre muito bem em voltar mente e coração para este Salmo, recobrando a fé e a esperança de que o Senhor Jesus e os seus servos fiéis triunfarão.
Então, de que forma o Salmo 2 nos encoraja ao descrever a supremacia de Cristo? Vejamos a supremacia de Cristo…
[list="box-sizing: border-box; font-size: 1em; padding-right: 0px; padding-left: 0px; margin: 1.5em; text-align: justify;"]
[*]Reportando a revolta dos ímpios

[*]Anunciando a resposta de Deus

[*]Revelando o reinado do Cristo

[*]Apresentando a recomendação do Espírito Santo

[/list]

Num mundo onde Cristo parece ter perdido a supremacia e os crentes, desencorajados, seduzidos e intimidados, tendo perdido amor, precisamos ouvir de novo a mensagem do Salmo 2 – precisamos nutrir fé e esperança na supremacia de Cristo, reascendendo sempre o amor.
1. A supremacia de Cristo ao reportar a revolta dos ímpios (v. 1-3)
Por que os ímpios se revoltam contra Cristo? Verso 3:
“Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!”
Os ímpios não suportam os caminhos de Deus. Aliás, eles não suportam a exclusividade e a supremacia de Cristo – “o seu ungido” (Sl 2.2). Eles preferem seus próprios conselhos piedosamente pervertidos, prezam por sua conduta deplorável e amam participar da roda dos zombadores (Sl 1.1). Essas pessoas vivem do que é imoral, praticam o que é reprovável e se divertem com o que é trivial e banal. Portanto, submeter-se a Deus é sinônimo de escravidão (correntes) e prisão (algemas), eles querem se ver livres do Senhor Jesus Cristo!
Sl 2.3 – “Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!”
Mas, como os ímpios agem em busca de “liberdade”, como eles se revoltam contra o Ungido de Deus?
1.1. Eles ignoram a supremacia de Cristo – Sl 2.1
Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?

1.2. Eles se inflamam contra a supremacia de Cristo – Sl 2.1
Por que se amotinam [manifestam-se com ira] as nações (…) em vão?

1.3. Eles invertem os valores da supremacia de Cristo – Sl 2.1
Por que (…) os povos tramam [meditam – Sl 1.2] em vão?

1.4. Eles inventam leis contra a supremacia de Cristo – 2.2
Os reis da terra tomam posição

1.5. Eles implantam uma nova ordem contra a supremacia de Cristo – Sl 2.2
os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido

O Salmo 2 demonstra a supremacia de Cristo ao reportar a revolta dos ímpios. Deus nunca é pego de surpresa.
2. A supremacia de Cristo ao anunciar a resposta de Deus (v. 4-6)
Como Deus reage à revolta dos ímpios?
2.1. O Senhor despreza a atitude dos ímpios – Sl 2.4
Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

2.2. O Senhor se desagrada da atitude dos ímpios – Sl 2.5
Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo:

2.3. O Senhor declara sua supremacia sobre os ímpios – Sl 2.6
“Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

De forma progressiva e perseverante, Deus, o Senhor, vai aplicando sua vontade e fazendo cumprir os seus planos.
3. A supremacia de Cristo ao revelar o reinado do Filho (v. 7-9)
O Senhor Deus decreta e comissiona o Filho para cumprir seu plano na história da redenção.
3.1. Cristo foi enviado por Deus para vencer a morte – Sl 2.7
Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Veja como Paulo interpretou esse versículo.
“Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: “‘Tu és meu filho; eu hoje te gerei’ [Sl 2.7]”. (At. 13.33)

• Cristo foi enviado por Deus para vencer a morte.

3.2. Cristo foi estabelecido por Deus para reinar sobre todos – Sl 2.8
Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.

3.3. Cristo foi encarregado por Deus de julgar os ímpios – Sl 2.9
Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro.

A supremacia de Cristo ao revelar o reinado do Filho.
4. A supremacia de Cristo ao apresentar a recomendação do Espírito Santo (v. 10-12)
Após descrever a revolta dos ímpios, a resposta de Deus e o reinado de Cristo, o salmista anuncia a recomendação do Espírito. Em graça e amor o Senhor ainda convida o ímpio ao arrependimento, dando-lhe suas últimas chances enquanto é tempo. A recomendação do Espírito é que o ímpio se submeta completamente ao Senhor, em Cristo Jesus.
4.1. A mente – Sl 2.10
Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra.

4.2. O coração – Sl 2.11
Adorem o Senhor com temor; exultem com tremor.

4.3. A vontade – Sl 2.12
Beijem o filho [reverenciem-no, adorem-no], para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

A SUPREMACIA DE CRISTO
Salmo 1 começa com bem-aventurança e termina com maldição.
Sl 1.1 – Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios (…)
Sl 1.6 – (…) o caminho dos ímpios leva à destruição! – – Por quê?

Quem não tem a Palavra como fonte de vida, no final perecerá.
Salmo 2 começa com maldição e termina com bem-aventurança.
Sl 2.1 – (…) as nações e os povos tramam em vão (…)
Sl 2.12 – (…) Como são felizes todos os que nele [Cristo] se refugiam! – – Por quê?

Quem foca sua vida em Cristo, no final será bem-aventurado.
Essa é a mensagem dos Salmos. Essa é a mensagem da Bíblia.
Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza. Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta, mas o homem bom será recompensado.(Pv 14.12-14)

Siga o caminho dos justo. Tenha a Palavra como fonte e Cristo como foco de vida. Você será bem-aventurado. Será feliz.
Ao observarem os impios tramando contra Deus, contra o seu Ungido e contra o povo de Deus, lembre-se da supremacia de Cristo…
[list="box-sizing: border-box; font-size: 1em; padding-right: 0px; padding-left: 0px; margin: 1.5em;"]
[*]Reportando a revolta dos ímpios

[*]Anunciando a resposta de Deus

[*]Revelando o reinado do Cristo

[*]Apresentando a recomendação do Espírito Santo

[/list]

Ricardo Mendes

Pontos : 572

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: