NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
Abril 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th Agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Conectar-se

Esqueci minha senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4303 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Jose Aparecido Rodrigues

Os nossos membros postaram um total de 30163 mensagens em 13085 assuntos

O véu: Conhecendo mais sobre esta tradição e costume

Ir em baixo

Conhecendo mais sobre esta tradição e costume

Mensagem por Lourival soldado cristão em 8th Outubro 2011, 12:54 pm

O uso do véu é um costume em alguns lugares e cada vez menos existente. Há algum tempo, na igreja católica, era normal ver as mulheres usarem um véu sobre a cabeça, sobretudo no momento da comunhão. Tal costume pode ser vista ainda hoje em algumas regiões.

Na Bíblia, conhecemos o caso da comunidade de Coríntios, contado por Paulo na sua primeira carta àquela comunidade, capítulo 11. É importante dizer, contudo, que um estudo sério deve concentrar-se no contexto histórioco da igreja de Coríntios e confrontrar historicamente os usos daquele tempo para entender o valor dos ensinamentos do apóstolo. Basicamente o uso do véu tem a ver com a submissão ao marido e precisa ser entendido neste contexto sobretudo quando lemos 1Coríntios. Naquele tempo, tanto entre os judeus quanto entre outros povos, era escandaloso uma mulher mostrar-se em público com a cabeça descoberta. E, sendo a comunidade um lugar público, a mulher se apresentava nos encontros com a cabeça coberta por um véu. Esse costume, todavia, não existia entre os gregos e muito menos em Coríntios, cidade famosa pelos costumes livres. É por isso que na sua carta, Paulo sublinha a importância de uma boa conduta ética, da ordem e da espiritualidade.

O argumento poderia ser estendido, para que entendêssemos o uso do véu também na Igreja, ao véu usado pelas mulheres muçulmanas. No Korão é evidente que o uso do véu tem a ver com a dignidade da mulher do ponto de vista do marido (Sura XXIV An-Nûr).

Quando você se refere às “igrejas mais antigas” talvez tenha em mente as igrejas do Médio Oriente. O uso do véu nesses locais não é obrigatório. Todavia as mulheres daqueles locais são acostumadas com esse indumento, visto que suas vizinhas muçulmanas o usam. E não descarto que, além de fazer parte da tradição, o uso pode ter um significado de respeito, uma influência que pode também derivar do costume judaico de cobrir a cabeça, quando estão diante de Deus, sinal de reconhecimento do próprio limite e pequenês diante do divino.


Leia outras respostas sobre esse assunto

Gostaria de saber sobre a que se refere Paulo quando diz sobre o véu da mulher e sobre a vestidura na qual a mulher tem que ter e sobre cortar os cabelos. obrigada!


Meu nome é Marcia, comecei há pouco tempo a ler a Bíblia. Não estou estudando ainda, mas um tema está me chamando a atenção. O véu na cabeça das mulheres é obrigatório? Onde fala sobre isso? e tem cores pra esse véu?
1875 visitas
Fonte http://www.abiblia.org/ver.php?id=638&id_autor=2&id_utente=&caso=perguntas
avatar
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11180
Pontos : 24680
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 60
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

O véu: Conhecendo mais sobre esta tradição e costume

Mensagem por Lourival soldado cristão em 8th Outubro 2011, 1:00 pm

Prezada Marcia. Há algum tempo falei indiretamente sobre esse tema, quando respondi à pergunta sobre o uso de calça comprida. Aquela resposta serve como ponto de partida para uma resposta a sua questão.

A temática do véu aparece na Igreja do primeiro século com Paulo, exatamente na cidade de Coríntios. Paulo fala sobre a questão na sua primeira carta àquela comunidade, em 1Coríntios 11.
O capítulo fala da conduta, de homens e mulheres, na assembléia. Os versículos 4, 5 e 6 desse capítulo dizem assim:
“(4)Todo homem que ore ou profetize de cabelos longos, desonhra sua cabeça.
(5) Mas toda mulher que ore ou profetize com a cabeça descoberta, desonra a sua cabeça; é o mesmo que ter a cabeça raspada.
(6) Se a mulher não se cobre com véu, mande cortar os cabelos! Mas, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou raspados, cubra a cabeça!”
Mais a frente, no versículo 10, Paulo diz também que a mulher deve disciplinar o seu cabelo.

Sobre as palavras de Paulo não é preciso dizer muito: elas são conselhos de boa conduta, dirigidos a homens e mulheres. Porém a minha intenção é mostrar por que Paulo diz essas palavras e a importância que elas têm. Para ficar claro, vou fazer algumas precisações em pontos.

1. Paulo fala do véu somente na Igreja de Corintios e em nenhuma outra locadidade por onde passou durante as suas 3 viagens missionárias.
2. Fala sobre o comportamento de homens e mulheres, do cabelo curto das mulheres e do cabelo comprido dos homens
3. No versículo 5 fala da mulher que profetiza.
3. A cidade de Corintios, da qual hoje existem apenas ruínas, próxima a Atenas, na Grécia, era muito particular: lugar de cultos a diversos deuses e centro importante de comércio, por onde passavam diversas pessoas com difententes mentalidades.
4. Na grécia de então, quando uma mulher usava cabelos curtos ou o homem cabelos cumpridos era sinal de homosexualidade.
5. Existiam em Corintios, nos templos pagãos, as prostitutas sagradas, que tinham a cabeça raspada.

Diante dessas considerações podemos tirar algumas conclusões:
1. Paulo é capaz de analizar problemas particulares de cada comunidade e, em nome da caridade, encontrar a solução.
2. Paulo não é machista, pois não fala apenas do comportamento da mulher. Também os homens que têm os cabelos compridos não são bem-vindos na Assembléia. Além disso, no versículo 5, deixa transparecer o papel importante da mulher na comunidade: a profecia.
3. A Igreja de Corintios era formada por pessoas convertidas e elas, antes da conversão, podiam ter tido uma conduta não conforme à doutrina cristã, seja como prostitutas sagradas ou como homossexuais. Nesse caso tinham os cabelos curtos e sabemos que os cabelos não crescem de um momento ao outro. A solução então é cobrir a cabeça com o véu. Desse modo, em nome da caridade, a conduta anterior à conversão não influenciaria as relações dentro da comunidade. Isso porém não resolve o problema, pois as mulheres com cabelos normais, se ficassem sem véu, denunciariam aquelas que tinham o cabelo curto, mesmo se essas usasem o véu. Por essa razão Paulo insiste que também aquelas mulheres que não viviam em uma situação de pecado usassem o véu. Provavelmente haviam aquelas que não queriam usá-lo. É então que Paulo se infuria: quem não usa o véu é como se tivesse a cabeça raspada, é como se fosse uma pecadora. Em prática, Paulo coloca em primeiro lugar a caridade: tudo em nome da caridade.

Marcia, creio que já dá pra tirar uma conclusão bem concreta para nossas comunidades. O véu hoje não tem nenhuma função e por isso o seu uso não é obrigatório. Ele, na comunidade de Coríntios, foi uma solução encontrada por Paulo para ensinar os cristãos a serem caridosos e também solidários. Hoje a comunidade cristã deve continuar praticando esse ensinamento de Paulo, o da caridade, e encontrar meios para que ela seja manifestada. Certamente o uso do véu, o cabelo curto ou comprido hoje não são necessariamente nenhum sinal e expressão de caridade na nossa vida cristã.

Concluo provocando. É interessante notar que ninguém fala sobre os homens que em nossas comunidades usam o cabelo longo. Graças a Deus é assim, mas a mesma atitude deveria ser reservada aquilo que a mulher veste ou como se apresenta, pois caso contrário deveríamos pensar que as pessoas encarregadas de formar a doutrina de nossas comunidades são machistas.
Fonte http://www.abiblia.org/ver.php?id=122&id_autor=2&id_utente=&caso=perguntas
avatar
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11180
Pontos : 24680
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 60
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum